A Serra da Canastra protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversosgaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque, nas serras e vales  em seu entorno. Existem mais de 170 cachoeiras na região e dentro do Parque Nacional nasce o rio São Francisco, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite.

Conheça um pouco mais da região assistindo este vídeo do Globo Cidadania "Programa sobre as Nascentes da Serra da Canastra".
http://redeglobo.globo.com/globocidadania/videos/t/globo-ecologia/v/serra-da-canastra-e-famosa-pelas-suas-nascentes/2538265/


Esta terra tambem é  o local do legítimo queijo Canastra um tipo de queijo de origem e produção de Minas Gerais, que é produzido conforme uma tradição há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Conheça im pouco mais: clique aqui: Aprocan Queijo Canastra

Cachoeiras, fauna, flora, queijos especiais venha para  a Canastra !!!

Galeria de imagens

UA-47206926-1